Novo espaço cirúrgico é considerado um dos maiores e mais completos do país.
Depois de dois anos e meio de intensas obras, planejamento e dedicação, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, celebra a entrega de uma das maiores obras estruturais de seus mais de 70 anos de história. Um marco que representa não apenas a modernização da infraestrutura, mas também o fortalecimento da missão da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que orienta o hospital desde sua fundação: cuidar da vida com excelência, dedicação e amor.
A revitalização e ampliação do centro cirúrgico contemplam salas equipadas com alta tecnologia, novas áreas de indução e recuperação anestésica, além de espaços de convivência com vista panorâmica da cidade, projetadas para unir inovação e cuidado humano, oferecendo ambientes acolhedores aos profissionais, pacientes e familiares.
“Mais do que paredes novas, tecnologias avançadas e ambientes modernos. Cada sala deste novo centro cirúrgico traz a união entre técnica e espiritualidade, precisão e compaixão, ciência e graça. Aqui, o conhecimento se encontra com o propósito. E é isso que faz deste hospital um lugar singular, onde cada cirurgia é tratada como um ato de amor e cada paciente, como único”, destaca a diretora-geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral.
Um dos maiores Centros Cirúrgicos do País

As obras tiveram início em maio de 2023 e mobilizaram mais de mil profissionais. Para a idealização desse novo espaço, foi necessário aumentar mais um andar do prédio principal – área que abriga a nova estrutura.
O novo centro cirúrgico conta agora com 2.857,82 m², sendo 1.200,80 m² reformados e 1.657,02 m² ampliados. São 11 salas cirúrgicas convencionais, 1 sala híbrida de hemodinâmica, 2 salas de cirurgia robótica, e 16 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA). Um aumento de 4 salas cirúrgicas e 4 leitos em relação à estrutura anterior. Totalmente revitalizado, torna-se um dos espaços cirúrgicos mais completos do Brasil.
“Nosso corpo clínico é reconhecido nacional e internacionalmente pela capacidade de tratar a alta complexidade com competência, humanidade e resultados. E agora, esse time de profissionais excepcionais passa a contar com um centro cirúrgico totalmente novo, projetado para oferecer as melhores condições para o exercício da medicina em seu mais alto nível, afirma Dr. Gustavo Justo Schulz, cirurgião do aparelho digestivo e diretor de práticas assistenciais do HNSG.
Cada detalhe, desde o orçamento até a logística, foi planejado para garantir sustentabilidade, segurança e eficiência operacional, assegurando tecnologia de ponta, conforto e cuidado a pacientes e profissionais. Um dos destaques é o moderno espaço “HNSG Tech”, que reúne as recentes aquisições tecnológicas do hospital, como o Robô Da Vinci Xi e ecossistema Medtronic – composto pelo navegador S8, a imagem intraoperatória O-ARM2 e microscópio Leica Glow800. Esses equipamentos permitem visualização em tempo real e em três dimensões, conferindo ainda mais precisão em cirurgias complexas, especialmente no cérebro e na coluna.
Manter o hospital em pleno funcionamento durante os 925 dias de obras foi um dos maiores desafios. Nesse período, o Centro Cirúrgico permaneceu ativo, realizando 33.597 cirurgias e 1.220 procedimentos robóticos. “Assumir o gerenciamento da obra que envolveu a reforma e ampliação de uma área crítica como o centro cirúrgico, que permaneceu em pleno funcionamento, representou um intenso teste de resiliência, foco e responsabilidade para a equipe de engenharia. Os principais desafios estiveram em garantir a segurança dos pacientes e colaboradores, minimizar os impactos nas rotinas assistenciais e manter altos padrões de qualidade em um ambiente altamente sensível”, afirmam Thiago Verneques e Flavia Sene, engenheiros civis da Stecla Engenharia, gerenciadora de projetos e obras.
Para diminuir o impacto sonoro ao longo da obra, o hospital adotou medidas como pausas a cada meia hora, execução dos serviços apenas em horário diurno e distribuição de protetores auriculares a pacientes e acompanhantes. “Nada disso seria possível sem a dedicação de todos – colaboradores, corpo clínico, diretores e parceiros. E, principalmente, dos nossos pacientes, que conviveram com ruídos, bloqueios e mudanças, mas seguiram ao nosso lado, confiando e criando expectativas para este dia em que inauguramos esse novo espaço”, destaca o diretor-executivo do HNSG, Alex Marques.
Conforto e acolhimento
O novo bloco cirúrgico também reflete o compromisso do HNSG com o bem-estar e a experiência do paciente. Cada escolha do projeto foi pensada para criar um ambiente acolhedor, humanizado e capaz de transmitir calma e proximidade ao paciente.
“As cores foram trabalhadas em tons suaves e equilibrados, que diminuem estímulos visuais e promovem calma. A iluminação foi planejada para evitar contrastes fortes, criando uma luz mais gentil, que acompanha o ritmo do espaço e dá apoio à sensação de conforto. Já os materiais foram escolhidos pela textura e pela temperatura visual, trazendo superfícies que remetem a familiaridade, suavidade e cuidado, reforçando a sensação de um ambiente pensado para amparar o paciente em cada etapa da sua permanência”, explica Dayane Ribeiro, arquiteta do setor de obras do HNSG.
Os ambientes de convivência seguem esse conceito, oferecendo acolhimento, descanso e uma vista panorâmica de Curitiba. “Ao contemplarmos esta vista, percebemos como valeu a pena transformar um espaço antes inexplorado em um ambiente de convivência que fará a diferença no dia a dia de nossos profissionais, pacientes e familiares”, destaca Alex Marques.
Homenagens que eternizam histórias

A sala de espera cirúrgica destinada às famílias recebeu o nome da Irmã Lourdes Margarida Thomé, que dedicou sua vida ao HNSG. Diretora-geral de 1988 a 2013, farmacêutica e fundadora da Farmácia Magistral, Ir. Lourdes foi fundamental para o crescimento do hospital. Já a área de convivência médica, foi nomeada de Professor Doutor Júlio Coelho, em homenagem ao renomado cirurgião digestivo que iniciou sua trajetória no hospital em 1974 e se destacou pela ética, humanidade e excelência técnica, formando várias gerações de médicos.
O espaço também eterniza as digitais de 39 cirurgiões que marcaram a história do bloco operatório. “O hospital oferece aos cirurgiões a mais alta tecnologia, como robôs, instrumentais e sistemas avançados, mas são as mãos dos nossos médicos que comandam esses equipamentos. As digitais expostas simbolizam que nada substitui o toque, a presença e a vida”, afirma o diretor-técnico médico do HNSG, Dr. Luiz Sallim Emed.
O projeto foi assinado pela arquiteta Simone Carneiro Ramos, executado pela RAC Engenharia, com coordenação da Gerenciadora de Projetos e Obras Stecla Engenharia e do setor de Arquitetura e Obras do HNSG, contando ainda com o envolvimento direto de diversas áreas do Hospital.
Veja como ficou o novo Centro Cirúrgico do HNSG: Assistir Vídeo
Por Mônica Neves, em 18/11/2025.























