Ir para o conteúdo
Filhas da Caridade
História

Filhas da Caridade

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo foi fundada no século XVII por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. Trata-se de uma Sociedade de Vida Apostólica, que possui os Conselhos Evangélicos de pobreza, castidade e obediência, para servir aos pobres, corporal e espiritualmente.Filhas da Caridade

Vicente de Paulo percebeu a necessidade de organizar a caridade que já estava presente no coração das pessoas. A partir disso, o profeta deu vida à primeira Confraria das Senhoras da Caridade. E, posteriormente, a Companhia das Filhas da Caridade, que, inspirada pelo carisma vicentino, atua hoje no mundo todo.

Em Curitiba, as obras iniciaram em 1904, com a chegada das Irmas Luiza Olsztynska, Natália Zietak e Leocádia Suchoswiat. Vindas da Polônia, fizeram trabalhos com grandes resultados e novas casas foram abertas. Entre elas, o Hospital Nossa Senhora das Graças, fundado em 1953.

Carisma Vicentino

No Hospital Nossa Senhora das Graças o carisma é a forma de servir a Jesus Cristo na pessoa do próximo, através do amor e doação. Durante toda sua história, a Instituição traz em sua essência, o profundo e permanente comprometimento das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, impulsionadas pelo CARISMA VICENTINO que move o dia a dia da comunidade hospitalar.