A equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) realizou ontem (12), a terceira radioembolização para tratamento de neoplasia no fígado. O procedimento foi conduzido pelos médicos Dr. Christian Bark Liu, Dr. Pedro Henrique Santini, Dr. João Vitor Bacarin e pelo médico nuclear Dr. Eduardo Wollner, com orientação do Dr. Felipe Nasser, do Hospital Israelita Albert Einstein.
A radioembolização é uma abordagem inovadora e minimamente invasiva para tratar o câncer de fígado. Realizada por meio de um cateterismo, a técnica utiliza partículas radioativas de ítrio-90 (Y-90). “Essas partículas são administradas diretamente nos vasos sanguíneos que irrigam o fígado, acumulando-se dentro dos tumores e emitindo radiação para suprimir o crescimento das células cancerígenas. Além disso, o fígado saudável, que permanecerá após uma possível cirurgia, é estimulado a se regenerar”, explica o Dr. Christian Bark Liu.
O tratamento para o hepatocarcinoma, principal tipo de câncer de fígado, demanda uma avaliação multidisciplinar criteriosa para definição do tratamento mais adequado. Segundo o Dr. Eduardo Ramos, cirurgião geral do HNSG, as opções incluem transplante de fígado, remoção cirúrgica do tumor,ablação térmica, quimioembolização, quimioterapia, imunoterapia e, agora, a radioembolização.
“O tratamento ideal depende de diversos fatores, como função hepática, idade do paciente, tipo, tamanho e localização do tumor, além da presença de invasão vascular. Por isso, é essencial que a abordagem seja multidisciplinar”, destaca o especialista.
Por Mônica Neves, em 13/12/2024.