Ir para o conteúdo
Aconteceu

HNSG é referência nacional em Espirometria

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) conquistou mais um marco importante na área da saúde. O Laboratório de Função Pulmonar do hospital, sob a coordenação do pneumologista Dr. João Adriano de Barros, foi convidado a participar da atualização das diretrizes nacionais de espirometria, publicadas no final de 2024 pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

O documento na forma de artigo médico-científico, com atualização após 22 anos, estabelece novas recomendações sobre a realização, técnica e interpretação do exame, fundamental para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares, contribuindo para a melhoria dos diagnósticos e tratamentos das doenças respiratórias no país.

“Com essa contribuição, o HNSG se torna referência nacional em espirometria e destaca-se como o único hospital privado do Paraná a assinar o documento”, explica o pneumologista e coordenador do Laboratório de Função Pulmonar do HNSG, Dr. João Adriano de Barros.

A participação do HNSG nesse avanço nacional demonstra não apenas a excelência do hospital, mas também o reconhecimento do trabalho do Dr. João Adriano de Barros, que desde a fundação do serviço vem consolidando o laboratório como referência na área. Criado há sete anos, o Laboratório de Função Pulmonar do HNSG, já realizou quase 10 mil atendimentos. A diretora-geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral, enalteceu o trabalho realizado pelo pneumologista, ressaltando a importância do serviço para a instituição. “A participação do hospital nesse importante avanço da Pneumologia nacional destaca o trabalho realizado pelo Dr. João Adriano de Barros, que foi essencial para consolidar o serviço como uma referência nacional”, diz a diretora.

Espirometria

A espirometria é um exame que avalia a capacidade pulmonar e a função respiratória. Ele mede o volume de ar que a pessoa consegue inspirar e expirar, além da velocidade desse fluxo. É realizado para diagnosticar e monitorar doenças respiratórias, como: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, acompanhamento de fumantes ou ex-fumantes e avaliação pré-operatória em algumas cirurgias.

Por Mônica Neves, em 26/02/2025.