Ir para o conteúdo
Aconteceu

HNSG realiza homenagem para Dr. Pasquini

O Hospital Nossa Senhora da Graças fez uma homenagem para o hematologista Dr. Ricardo Pasquini, pioneiro na realização de transplante de medula óssea na América Latina.

A entrega da honraria médica foi feita pelos diretores do HNSG, Ir. Maria do Carmo, Alex Marques e Dr. Luis Sallim Emed, durante um evento de preceptoria em terapia celular, CAR-T, realizado na última sexta-feira no HNSG. A aula foi ministrada pelo responsável pelo programa no HNSG, Dr. Samir Nabhan, do Instituto Pasquini, e patrocinado pela Novarts Brasil – o qual reuniu médicos hematologistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e do Paraná.

Durante a homenagem, o Diretor Executivo do HNSG, Alex Marques, disse que é um orgulho para o Hospital ter o Dr. Pasquini em seu corpo clínico. “São décadas de contribuição e dedicação. Essa é uma singela homenagem para o senhor que contribuiu no crescimento do HNSG e para que esse hospital se tornasse referência no país”, afirmou.

Na ocasião, Dr. Pasquini agradeceu a todos que atuam no hospital e que contribuem na área de transplante. “Agradeço a homenagem, mas, também, a todo esse grupo envolvido, visando sempre o paciente como a principal figura da nossa ação”, disse Dr. Pasquini. O hematologista ainda destacou sobre o vínculo que possui com o HNSG. “Comecei a ter contato com o Hospital desde os meus 15 anos. Estou no HNSG há mais de 60 anos, alcançando várias etapas de desenvolvimento, até atingir essa posição de destaque em função de um procedimento que salva vidas”, contou, referindo-se ao Car-t cell.

O HNSG completa 70 anos em outubro e, segundo o especialista, a realização do transplante de medula óssea pelo Instituto Pasquini, no HNSG, trouxe uma contribuição muito grande para a Instituição. “Com o transplante de medula óssea, desenvolveram-se várias áreas de atuação de todas as profissões da área médica, a incorporação de um grupo que trabalha em conjunto e que não pode faltar ninguém”, disse Dr. Pasquini.

Do Pioneirismo à Inovação

O primeiro transplante de medula óssea realizado no HNSG, pelo Dr. Ricardo Pasquini, foi em 1992. Um transplante autólogo, quando é feito com material colhido na própria medula do paciente, colocando o HNSG como o primeiro hospital da rede privada na região Sul a realizar o procedimento e um dos principais centros de transplante de medula óssea na América Latina.

No início deste ano, o CAR-T Cell, que já é realidade em mais de 30 países, chegou ao país, e já está sendo realizado no HNSG pelo Instituto Pasquini. É um avanço da medicina para tratar, de forma mais eficaz e assertiva, pacientes que apresentam doenças que até então tinham opções limitadas de tratamento, proporcionando mais qualidade e tempo de vida. Juntamente com o trabalho desenvolvido com o Instituto Pasquini, o HNSG também foi o primeiro hospital do Sul do Brasil a realizar a terapia com células CAR-T em paciente adulto.

Por Mônica Neves em 03/07/2023.