Em que casos devo trazer meu filho ao Pronto-Atendimento Clínico – PA?
Uma criança só deve ser trazida a um pronto-atendimento quando apresentarem quadros graves, de risco ou com sofrimento que exija conduta imediata.
Alguns exemplos:
-Infecção com febre alta (acima de 39°)
-Ingestão acidental de corpos estranhos.
-Diabetes descompensada.
-Hemorragias com grande perda de sangue (ouvido, nariz, boca , ou ferimentos)
-Reação alérgica grave
-Envenenamento causado por por qualquer tipo de substancias ingeridas ou inalada, picada de aranha, cobra ou escorpião.
-Convulsões.
-Desconforto respiratório grave.
Lembre-se que o PA não é um consultório. Não deve ser sobrecarregado com consultas simples.
Sempre entre em contato com o pediatra do seu filho antes de levá-lo a um pronto-atendimento, pois muitas vezes você pode levá-lo ao consultório médico em vez de ir aos Hospitais. Isso é melhor, pois pediatra já conhece a criança.
Toda criança deve ter um pediatra com quem faça acompanhamento ambulatorial periódico.
Monitore os sintomas: O papel dos pais é muito importante no monitoramento e acompanhamento dos sintomas. Haja sempre com calma e cautela.
Nosso pronto-atendimento clínico atende crianças de 0 a 14 anos, em caso de urgência e emergência, utilizando a Classificação de Risco.
O que é Classificação de Risco ?
É uma politica de atendimento por prioridade, e não por ordem de chegada, o objetivo é garantir atendimento imediato aos casos de urgência e emergência, respeitando protocolos clínicos.
Quem determina o nível de urgência do atendimento?
A equipe de Triagem, formada por enfermeiros capacitados.
O que significa cada cor?
O vermelho é emergência; o amarelo, urgente; o verde, não é urgência ou emergência; o azul consulta simples
Vou demorar a ser atendido?
Casos de emergência ou muita urgência são atendidos imediatamente. Se o quadro não oferecer risco, o paciente será atendido depois que outros casos prioritários tiverem sido solucionados.
Podemos atender até 8 crianças por hora. Se houverem 24 crianças na sua frente, por exemplo, você irá esperar pelo menos 3 horas.
Como é a estrutura do HNSG?
Nossa estrutura comporta até três atendimentos por vez, em determinados horários. Nossa escala é organizada conforme histórico de demanda de pacientes x horários. Dessa forma, em alguns horários do dia haverão dois médicos atendendo e em outros momentos três profissionais.
Contamos com o apoio de toda a estrutura hospitalar e médicos de sobreaviso para determinados casos.
Seu filho pode ser encaminhado levado também para os seguintes Hospitais
Aqui nossos médicos são capacitados para atender urgências e emergências clínicas, porém existem locais especializados para determinadas situações, que também podem ajudar:
Queixa
Sutura (pediatria)
Hospital Pequeno Príncipe
R: Desembargador Mota, 1070 – Água Verde
(41) 3310-1010
Fratura
Hospital XV
R: XV de Novembro, 2223 – Alto da XV
(41) 3218-2000
Trauma
Hospital Cajuru
Av.: São José, 300 – Cristo Rei
(41) 3271-3000
Hospital Trabalhador
Av.: República Argentina, 4406 – Novo Mundo
(41) 3212-5700
Queimadura
Hospital Evangélico
R: Alameda Augusto Stellfeld, 1908 – Bigorrilho
(41) 3240-5000
Urgência Oftalmológica
Hospital de Olhos do Paraná
Batel Soho
R: Carlos de Carvalho, 1327 – Batel
(41) 3222-4222
Seg a Sexta das 08h às 18h
Urgência Otorrinolaringologista
Hospital IPO
Av.: República Argentina, 2069 – Portão
(41) 3314-1500