Ir para o conteúdo
Aconteceu

HNSG comemora 70 anos de existência com um memorial

Nicholas e sua avó, Eraclea Alice Terezinha Dal-Lin Melcherts, foram um dos convidados para colocar a peça no memorial do HNSG. Eles são familiares de Sebastião Saporski, que foi o primeiro proprietário do terreno que hoje fica o HNSG.

Em comemoração aos 70 anos do Hospital Nossa Senhora das Graças, celebrado no dia 4 de outubro, durante todo o mês, o Hospital está recebendo pessoas que marcaram a sua história, para a montagem de um memorial em formato de quebra cabeça, que retrata a história do hospital, do início até o momento.

São 480 peças que compõem o memorial, e cada peça está sendo colocada por alguém que contribui com a história do HNSG, entre eles médicos, colaboradores, fornecedores, parceiros e Irmãs. “Cada pessoa que passa pelo Hospital deixa marcas únicas. É a “peça” que deixa a nossa história completa, deixando um pouco de si na construção dessa linda história de amor e dedicação ao próximo. Essa homenagem é uma forma de agradecermos a cada um que passou pelo HNSG nesses 70 anos, representadas por essas 480 pessoas”, diz a diretora geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral.

480 peças de quebra cabeça compõem o memorial.

Nicholas e sua avó, Eraclea Alice Terezinha Dal-Lin Melcherts, foram um dos convidados para colocar a peça no memorial do HNSG. Eles são familiares de Sebastião Saporski, que foi o primeiro proprietário do terreno que hoje fica o HNSG. “Para nós foi uma honra receber esse convite e foi muito legal passar esse tempo com vocês, e estarmos fazendo parte dessa história”, disse Nicholas.

Entre os convidados, o HNSG também recebeu o Presidente da FEMIPA, Dr. Charles London. Na ocasião ele agradeceu a parceria de tantos anos e reforçou que o hospital é fundamental para o atendimento da população, além de ser um exemplo para outras entidades.

“Parabenizo o Hospital Nossa Senhora das Graças por essa história de sucesso, por esses 70 anos. A FEMIPA estará sempre à disposição neste incansável trabalho em prol dos paranaenses”, disse.

O Presidente da FEMIPA, Dr. Charles London, também colocou a sua peça no mural.

A obra foi criada pelo artista visual e muralista, Romulo Lass, e foi inspirada nas ilustrações clássicas polonesas, terra natal da idealizadora do HNSG, Irmã Estanislava Perz; e nas gravuras dos cordéis brasileiros. “A caridade emerge como o fio condutor da arte apresentada, honrando a motivação original que guiou sua criação: cuidar do próximo e dos mais necessitados”, destaca o artista.

A ilustração viaja por momentos históricos, exibindo o prédio inaugural e sua expansão posterior. Ela destaca o papel vital do hospital como maternidade, centro oncológico e referência em casos complexos, sempre permeado pela compaixão e atenção aos pacientes. Retrata, ainda, a notável evolução tecnológica ao longo dos anos, simbolizando a harmoniosa fusão entre o humano e o tecnológico, e os frutos extraordinários dessa união perfeita.

Graças à Vida, existe a nossa história

Esse foi o tema escolhido para as comemorações de 70 anos do hospital. Sete décadas se passaram e, ao completar 70 anos, o HNSG é grato por tudo o que já construiu e conquistou. “Atendemos todos os dias pacientes, diversos e únicos, que confiam à Instituição o seu bem mais precioso: sua VIDA. E é GRAÇAS À VIDA, que existe nossa história. Graças a um sonho, que iniciou com a Ir. Estanislava Perz, idealizadora do HNSG; às Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que cuidam do Hospital com tanto carinho; à nossa equipe multiprofissional, que dedica-se todos os dias por nossos pacientes, deixando um pouco de si em nossa história”, afirma a diretora Ir. Maria de Fátima Sobral.

A cada década, o HNSG cresceu, evoluiu e aprimorou técnicas, sem deixar de lado seus valores e essência: o Carisma Vicentino, legado deixado por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, fundadores da Companhia, a qual o hospital pertence. “Do pequeno Hospital do bairro Mercês, nos tornamos um dos maiores Centros de Saúde do Estado e referência no Sul do Brasil e América Latina, pela posição de vanguarda e qualidade em tratamentos clínicos, cirúrgicos e modalidades terapêuticas avançadas, como transplantes de medula óssea e hepático, e cirurgias robóticas”, comemora a diretora.

Um Grupo Hospitalar que cuida de vidas

O sonho de cuidar de vidas nasceu com o Hospital Nossa Senhora das Graças. Entretanto, hoje, o HNSG administra outros quatros hospitais – que oferecem à população atendimento de alta qualidade pelo SUS, formando assim o Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. São eles: Hospital da Providência e Hospital da Providência Materno Infantil em Apucarana; Maternidade Mater Dei em Curitiba; e Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria em Joinville.

Todos os anos, o Grupo Hospitalar NSG traz ao mundo mais de 10 mil vidas, além de cuidar da saúde de mais de 50 mil pessoas que passam por internação hospitalar. Todas as instituições do Grupo são administradas pelas Irmãs Filhas da Caridade, que transmitem os valores do Carisma Vicentino no atendimento prestado aos pacientes.

Por Mônica Neves, em 11/10/2023.

https://www.youtube.com/watch?v=1B62AuAR4zc&t=16s