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HNSG recebe prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade

O Hospital Nossa Senhora das Graças teve três cases premiados no 6º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade, concorrendo com trabalhos de Hospitais de todo o Estado. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (21), durante a cerimônia de encerramento do 16º Seminário Femipa – Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná.

Os trabalhos premiados foram nas seguintes categorias – Gestão de Assistência e Segurança do Paciente, com o case Horário do Soninho na UTI neonatal apresentado pela enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Natalia Josefina Bueno Zotto ; Gestão Hospitalar com o case Mapeamento do Processo de Alta Hospitalar, apresentado pela médica analista DRG, Danielle Duck Schulz; e Gestão de Comunicação e Marketing, com o case Graças à Vida existe nossa história, comemoração dos 70 anos do HNSG, apresentado pela Coordenadora de Comunicação e Marketing, Melise Bochnia.

“Estamos radiantes com o reconhecimento e repletos de gratidão pela dedicação de nossos colaboradores em cumprir nossa missão de cuidar de vidas, seguindo nosso carisma de fazer sempre nosso melhor, de todo o nosso coração”, disse a diretora-geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral.

O 6º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade busca certificar as melhores práticas de gestão desenvolvidas nos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão dos hospitais e da assistência à população do Estado.  Foram 31 projetos inscritos pelos hospitais filantrópicos, entre as categorias “Gestão Hospitalar”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão de Comunicação e Marketing”, “Gestão da Assistência e Segurança do Paciente” e “Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar”, com 25 trabalhos classificados.

A grande novidade dessa edição foi a nova categoria de Gestão de Comunicação e Marketing, para premiar projetos implantados em hospitais que ajudem a melhorar a comunicação com a sociedade, público interno, processos e condutas, a captação de recursos, e a imagem da instituição. “Foi uma grande satisfação para nós ver a área de gestão de comunicação hospitalar ganhando espaço para apresentação de trabalho em congresso. E nós ficamos muito felizes de termos sido contemplados com esse prêmio, estando lado a lado de cases muito interessantes de outros Hospitais de Curitiba”, afirma Melise Bochnia, coordenadora de comunicação e marketing do HNSG.

Conheça os trabalhos premiados do HNSG

Implementação do Horário do Soninho na UTI Neopediátrica

O sono é essencial para o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido. Partindo da contatação dos efeitos adversos dos níveis elevados de ruído, associados ao ambiente da UTI Neonatal sobre os recém-nascidos hospitalizados e, a fim de melhorar a assistência ao neonato, a UTI Neonatal do HNSG implantou a hora do soninho na unidade, focando intervenções como mudanças de rotina dentro da UTI, controle da luminosidade, manipulação mínima do neonato e orientações educativas para a família e equipe multiprofissional. Essa rotina é aplicada 1 hora a cada 6 horas, todos os dias.

O resultado dessa melhoria mostrou que o horário do soninho contribui efetivamente para a redução do ruído no interior das incubadoras, proporcionando uma redução de cerca de 40% nos níveis de pressão sonora na escala logarítma de medição de ruído em decibéis.

Mapeamento do Processo de Alta Hospitalar

Problemas de fluxo na alta hospitalar podem ocasionar atrasos na saída do paciente, aumento no tempo de internação, além de ausência na priorização nos atendimentos com alta prevista. A equipe de assistência do HNSG realizou um mapeamento da alta hospitalar, visando melhorar a coordenação do cuidado hospitalar, otimizar o tempo de saída do paciente, reduzir a média de pemanência e potenciar o giro de leito na instituição. Após o mapeamento, foi realizado o planejamento e implementação das ações para melhorias nos processos da alta, incluindo reuniões rápidas (huddles) no início do plantão; dashboard assistencial que facilite a visualização e sinalização de pacientes prioritários para discussão clínica; visualização de altas e otimização do processo de pagamento com a tesouraria; visualização de liberação de homecare; automatização do processo de alta hospitalar, ajuste no prontuário eletrônico do paciente das previsões de alta médica, e vínculo com uma plataforma de dados, das expectativas de altas cirúrgicas.

A utilização do mapeamento de alta hospitalar favoreceu a otimização das etapas necessárias para a desospitalização segura e oportuna, além de automatizar diversos processos, que permitiram a redução de tempos de espera, melhoraram a coordenação do cuidado entre equipes assistenciais, família e paciente, contribuindo para melhorias no desfecho clínico

Campanha “Graças à vida” em comemoração aos 70 anos do HNSG

Com o marco de 70 anos do HNSG, diversas ações foram cuidadosamente elaboradas para marcar a data da instituição e de todos que fazem e fizeram parte de sua história. Desde a campanha institucional “Graças à vida” que trouxe em seu conceito os diversos “graças” que tornaram possível a história do Hospital; à ação de montagem de um quebra-cabeça memorial; missa em ação de graças; eventos científicos comemorativos; ebook histórico; criação de linha do tempo; e eventos sociais de confraternização e homenagem aos colaboradores e médicos.

A contextualização de todas as ações foi baseada no Hospital Nossa Senhora das Graças ser a união de pessoas, de sonhos, de conhecimento, de inovações, que se encaixam como peças únicas de um quebra-cabeça, formando juntas uma história repleta de amor e dedicação ao próximo.

O objetivo principal das ações de marketing em comemoração aos 70 anos foi o fortalecimento da marca, com ênfase em sua tradição no mercado de saúde, ressaltando sua história e seus valores humanos; e das relações com seus diversos públicos, sejam eles parte do dia a dia da Instituição ou que participaram de algum momento da história, entre outros estratégicos.

Por Mônica Neves em 22/03/2024.