Ir para o conteúdo
Aconteceu

Novo equipamento promove mais qualidade nos exames de Raios-X no HNSG

O Hospital Nossa Senhora das Graças implantou, nesta semana, seis placas de detector de raios-x digital (DR), proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos. A aquisição representa um avanço importante para a instituição, o que proporciona grandes benefícios em termos de qualidade de imagem e eficiência operacional.

As placas digitais possuem uma qualidade superior em comparação aos outros sistemas, o que permite maior detalhamento anatômico e contraste. Com isso, outro importante diferencial é a visualização instantânea, ou seja, as imagens feitas pelo raios-x são exibidas, automaticamente, em um computador ou tablet, sem a necessidade do técnico retornar para a estação de trabalho e então analisá-la. 

“Essa tecnologia não apenas beneficia nossos pacientes, mas também otimiza o fluxo de trabalho da equipe médica e técnica, garantindo uma assistência mais eficiente. Estamos entusiasmados pelo fato dessas novas ferramentas oferecerem imagens radiológicas de melhor resolutividade e precisão de diagnóstico, aprimorando ainda mais o padrão de atendimento que oferecemos aqui no Hospital Nossa Senhora das Graças”, afirma Elisiane Gomes e Silva de Morais, Coordenadora de Eletromedicina.

Entre os avanços da nova tecnologia destacam-se:

– Qualidade de Imagem: As imagens capturadas por sistemas DR tendem a ter uma qualidade superior em comparação com outros sistemas, trazendo mais nitidez, maior detalhamento anatômico e melhor contraste, proporcionando uma avaliação mais precisa e confiável dos tecidos e estruturas examinadas.

– Eficiência operacional: Os novos sistemas oferecem uma captura de imagem mais rápida, que resulta em uma redução significativa no tempo de espera para visualização e interpretação das imagens.

– Visualização instantânea: Outro ponto de destaque é a visualização instantânea das imagens radiográficas, sem a necessidade do técnico retornar à estação de trabalho na radiologia para analisá-la.

– Redução de exposição à radiação: Para produzir imagens de alta qualidade, estes sistemas requerem uma exposição menor à radiação em comparação com sistemas CR. Isso é importante para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais.

– Sustentabilidade ambiental: Além de todos os benefícios anteriores, os novos sistemas contribuem para uma prática mais sustentável, reduzindo o desperdício e os resíduos gerados durante os procedimentos radiológicos.

Por Heloisa Alves Ribas em 26 de abril de 2024.