Neste mês tão especial, conhecido como novembro roxo, de sensibilização à prematuridade, a UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças se transformou ainda mais em um ambiente repleto de amor, ternura e esperança. A equipe da unidade organizou uma ação emocionante, vestindo os bebês prematuros com roupinhas lilás confeccionadas especialmente para a ocasião, arrancando sorrisos e lágrimas de emoção dos papais.
Para tornar o momento ainda mais inesquecível, cada família foi convidada a escrever uma carta para o futuro de seus bebês, que foi guardada em uma cápsula do tempo, com abertura planejada para daqui a cinco anos. Além disso, a equipe de enfermagem também contribuiu para a celebração, escrevendo cartas dedicadas aos pais, representando cada bebê e destacando suas características únicas.
“A ideia surgiu quando tivemos o internamento de uma mãe na UTI Neonatal com suas bebês gêmeas. Ela nos contou que, há 37 anos, também ficou internada na UTI Neonatal deste hospital. Em 2023, retornou como mãe de duas meninas prematuras. Isso nos inspirou a criar algo especial relacionado às gerações, resultando na ideia da cápsula do tempo”, explica Natália Zotto, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do HNSG.
A equipe do HNSG se dedicou aos detalhes
As roupinhas das meninas, no estilo bailarina, e dos meninos, com terninho e gravata borboleta, foram feitas pela técnica de enfermagem Adriana Aparecida da Silva, enquanto os laços e gravatas foram confeccionados pela técnica de enfermagem, Jakeline Guimarães.
A ação reforça o cuidado humanizado da equipe da UTI Neonatal, que busca fazer a diferença na vida das famílias, transformando momentos difíceis em experiências cheias de carinho e esperança. “Nosso objetivo na UTI Neonatal é tornar a jornada dos pais um pouco mais leve. Sabemos o quanto é difícil ter um bebê internado, mas acreditamos que pequenos gestos podem transformar vidas. Sempre lembramos da frase: ‘Você nunca saberá quantas vidas transformou, mas elas saberão’. Isso nos motiva a continuar e a criar momentos que tragam alegria e emoção aos pais. Ver os sorrisos e lágrimas de felicidade não tem preço”, conclui Natália.
Assista como foi esse momento:
Por Mônica Neves, em 29/11/2024.