UTI Neonatal do HNSG implanta rotina de sono para auxiliar na recuperação dos bebês.
No Hospital Nossa Senhora das Graças, os bebezinhos da UTI Neonatal possuem um tempo exclusivo para descansarem – a hora do soninho. Três vezes ao dia, com duração de uma hora, a equipe da UTI Neonatal do HNSG apaga as luzes, abaixa o som dos monitores e coloca música de ninar. O objetivo é auxiliar na recuperação, pois é comprovado cientificamente que o sono de qualidade contribui no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.
A coordenadora da UTI Neonatal do HNSG, Natália Bueno, conta que o horário do soninho foi implantado com o objetivo de manter na UTI Neonatal um ambiente tranquilo e mais calmo para os bebês. “Nesse período nenhum profissional manipula os recém-nascidos dentro da incubadora, para que ele possa entrar em um sono REM, que é um sono profundo e que acaba ajudando no crescimento, na parte psicomotora do recém-nascido, no ganho de peso e estabilidade clínica do bebê”, explica Natália.
As perturbações do sono podem acarretar alterações na termorregulação, produção e liberação de alguns hormônios e o comprometimento da imunidade do recém-nascido, causando agitação, irritabilidade e choro. A Academia Americana de Pediatria recomenta o volume máximo de 45 decibeis dentro de UTIs Neonatais. “Nós medimos o ruído dentro da UTI e, com a implantação do projeto, nosso ruido chega a apenas 42 decibeis”, comemora a enfermeira.
Para que toda a equipe multidisciplinar envolvida no cuidado intensivo de um prematuro e na rotina hospitalar possa se engajar, é colocada uma plaquinha nas portas da UTI avisando que está no horário do soninho dos bebês e realizada uma orientação educativa aos profissionais e familiares. “Notamos que a equipe multiprofissional teve uma excelente adesão, e todos respeitam esse horário com silêncio, não somente a equipe da assistência, mas qualquer profissional que entra na UTI, como manutenção, higienização e nutrição”, diz a coordenadora.