Filho de camponeses franceses, São Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, em Pouy, no Sul da França. Desde pequeno era muito generoso. Guardava o rebanho, partilhava com aqueles que tinham menos e prezava mais pelo ato de dar do que receber.
Após sua ordenação sacerdotal, padre Vicente chega a Paris, onde é nomeado capelão da rainha Margarida. Isso lhe dá prestígio e bons cargos junto aos nobres. Porém, com a miséria material e espiritual do povo no campo, causado pela peste, começa a perceber os problemas dos pobres. Assim, esquece dos seus planos de ser rico e importante, iniciando um caminho de conversão. Para atender as situações da pobreza, organiza a Primeira Confraria da Caridade, em 1617.
Em 1633, juntamente com Luísa de Marillac, funda a Companhia das Filhas da Caridade. A companhia reúne mulheres decididas a se doarem a Deus para servir aos menos favorecidos. O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 1737 e declarado patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.